Social Icons

twitter facebook rss feed email

6 de março de 2013

Chàvez morreu. Todos 'Chorão'.

Hugo Chàvez
Hugo Chàvez morreu! Chorão também morreu, mas esse não terá a mínima importância histórica. Talvez sua música sobreviva por alguns anos (não posso negar a qualidade de algumas letras), mas não durarão muito, como nenhuma dura (com raríssimas exceções, como Bach, Mozart, Beatles, etc.).

Mas o mais interessante sobre essas duas mortes é assistir a reação do público geral. Como um amigo mesmo citou em uma publicação do facebook.
"Faça um exercício de imparcialidade mental:

Morte de Chávez - FESTA
Morte de Chorão - LUTO

A resposta está na pergunta."

(Eric Mantuan – Viu! Eu dou crédito xD)
E é estranho um luto geral sobre um produto. Pois é isso o que Chorão era nos últimos anos. Não rejeito seu início revoltoso, enfrentando o “sistema” (ou pensando que fazia isso), mas ele foi engolido por esse mesmo sistema e se transformou em um produto mercadológico. Basta saber que ele cantou por muitos anos o tema de abertura de um dos maiores sucessos daquela emissora que não pode ser nomeada (fiquei sabendo que ela ama processar).

Enquanto que Chàvez, considerado um dos maiores líderes de esquerda, gera ódio. Não posso rejeitar os erros de Hugo. Ele cometeu muitos. Sim, você fez melhorias, mas é legal deixar outro exercer o poder de vez em quando, sabe? Só pra dar uma mudada no paradigma. Como dizia meu caro John Keating (assista A Sociedade dos Poetas Mortos. É inadmissível que um jovem que vive em nossa era não tenha assistido esse filme): “Às vezes é preciso ver as coisas por outro ponto de vista”.

Mas não podemos demonizar Chàvez. Essa demonização parte de uma doutrina maniqueísta (a divisão entre o bem e o mal, como elementos completamente opostos) e o maniqueísmo morreu no século XVIII (há controvérsias), pessoal! Pessoas boas podem fazem coisas ruins e pessoas ruins podem fazer coisas boas. Encarem isso e sigam em frente!

Também não podemos esquecer da possibilidade de manipulação contra Chàvez. Todas as notícias, durante minha curta vida racional, que eu li sobre ele eram sobre alguma coisa imbecil dita pelo mesmo. Eu não admito que alguém que dissesse tanta bobagem chegaria ao poder. Nunca acredito muito nas notícias que chegam aqui. Não por dúvidas delas, mas por dúvidas sobre as que são omitidas.

Hugo Chàvez, Dilma Roussef, José Pepe Mujica (futuro presidente do mundo) e
Cristina Kirchner (eu consegue escrever o nome dela corretamente?)
Chàvez fez algumas grandes coisas na Venezuela. Não será lembrado como um grande pensador. Busquei material próprio dele, mas não achei muita coisa interessante (também há a possibilidade disso não chegar aqui e estou com preguiça de entrar no Google venezuelano para procurar algo). Porém ele será lembrado como um homem de atitude. Até como um homem com uma falta de educação imensa, que sempre dizia coisas que um chefe de Estado jamais deveria dizer, mas que traduzia o que o povo gostaria de falar se estivesse em sua posição. Fico com uma frase genial que ele disse à George W. Bush durante a Cúpula das Américas em 2005, decretando a morte do projeto da Área de Livre Comércio das Américas.
"Alca, Alca? "Al Carajo"
Não preciso traduzir, não é? Segue também um texto de Eduardo Galeano, jornalista e escritor uruguaio, traduzido pela equipe da página de Facebook "Ocupa Rede Globo".

"Hugo Chávez é um demônio. Por quê? Porque alfabetizou 2 milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever, mesmo vivendo em um país detentor da riqueza natural mais importante do mundo, o petróleo. Eu morei nesse país alguns anos e conheci muito bem o que ele era. O chamavam de "Venezuela Saudita" por causa do petróleo. Tinha 2 milhões de crianças que não podiam ir à escola porque não tinham documentos... Então, chegou um governo, esse governo diabólico, demoníaco, que faz coisas elementares, como dizer: "As crianças devem ser aceitas nas escolas com ou sem documentos”. Aí, caiu o mundo: isso é a prova de que Chávez é um malvado malvadíssimo. Já que ele detém essa riqueza, e com a subida do preço do petróleo graças à guerra do Iraque, ele quer usá-la para a solidariedade. Quer ajudar os países sul-americanos, e especialmente Cuba. Cuba envia médicos, ele paga com petróleo. Mas esses médicos também foram fonte de escândalo. Dizem que os médicos venezuelanos estavam furiosos com a presença desses intrusos trabalhando nos bairros mais pobres. Na época que eu morava lá como correspondente da Prensa Latina, nunca vi um médico. Agora sim há médicos. A presença dos médicos cubanos é outra evidência de que Chávez está na Terra só de visita, porque ele pertence ao inferno. Então, quando for ler uma notícia, você deve traduzir tudo. O demonismo tem essa origem, para justificar a diabólica máquina da morte"
Amando, odiando ou ignorando Chàvez, sua morte é uma ótima oportunidade para se debater a nossa atual política internacional (e nacional, por que não?). Infelizmente é esperar demais e fico apenas triste por esse silêncio. Mas vamos falar da morte do Chorão, não é?


--
Curta o GUIA CRITICA no FACEBOOK e siga-nos no TWITTER.

Um comentário:

  1. "Porque alfabetizou 2 milhões de venezuelanos que não sabiam ler nem escrever"

    O autor acabou de tirar a autoria da vontade própria de 2 milhões de pessoas e transferiu isso pro Chaves, ninguém alfabetiza ninguém, exceto o professor. Há quem diga que isso é mascarado, basta olhar os "analfabetos funcionais" do Brasil que mal sabem escrever o próprio nome. Em qualquer país mediano seria considerado analfabeto, mas aqui não é bem por aí.

    ResponderExcluir

Qualquer comentário com ofensas pessoais poderá ser apagados. Opine a vontade.