Social Icons

twitter facebook rss feed email

5 de agosto de 2012

O PURITANISMO DO FACEBOOK

O Facebook vem mostrando cada vez mais seu puritanismo, ao censurar várias imagens postadas nas redes sociais ao longo dos últimos meses.

O bloqueio de usuários tornou-se uma prática comum, causando censura contra material produzido por esses usuários. O grupo FEMEN, de origem ucraniana, formado por mulheres que costumam organizar protestos nuas, já enfrentou várias vezes o puritanismo da rede social, que censurou várias de suas imagens.

A Origem do Universo, de Gustavo Courbet, foi censurado pelo Facebook
O puritanismo do Facebook vem tornando-se histórico, com vários fatos ocorrendo ao longo da sua história.  Desde censura de mães amamentando seus bebês, até a censura de um quadro de Gustavo Courbet que mostrava os pelos de uma genitália feminina. Outro caso famoso censurado foi o beijo de um casal de homens homossexuais, que gerou vários protestos contra a empresa de Mark Zuckenberg.

Não compreendo tal conduta do Facebook. Em primeiro lugar, o contrato da rede social faz a pessoa declarar que tem mais de 18 anos, não sendo de nenhuma responsabilidade da rede social, se um menor a utiliza.

Outro fator a ser levado em consideração, é que não vivemos mais em uma sociedade tão puritana a pronto de censurar qualquer expressão de nudismo. O nudismo com finalidade, como o protesto do FEMEN, o nudismo artístico, como o quadro de Courbet, e o nudismo maternal de uma amamentação não deveriam ser motivos de uma atitude tão drástica por parte dos administradores do Facebook.

Entendo que muitas pessoas não desejam ver esse tipo de conteúdo, por razões religiosas ou filosóficas, mas hoje temos muitos outros modos de evitar que esse conteúdo chegue abertamente ao usuário. Bastaria um aviso de material restrito, evitando que a imagem fosse divulgada abertamente para todos e fazendo o usuário ter conhecimento e aceitar que pode estar acessando um material que pode ser ofensivo.

É tão simples, mas parece que o Facebook foi inventado no século XIX, infelizmente, e continua com suas políticas arbitrárias de censura.


--
Curta o GUIA CRITICA no FACEBOOK e siga-nos no TWITTER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário com ofensas pessoais poderá ser apagados. Opine a vontade.