A campanha defende a descriminalização do consumo de drogas, algo que já é debatido pelo projeto do novo Código Penal, para que o usuário, ao invés da cadeia, receba o tratamento necessário e não acabe indo para a cadeia, como um traficante, o que por vezes causa completa transformação e sofrimento na vida da pessoa.
No site da campanha (www.eprecisomudar.com.br), são apontadas 5 razões para mudar a política de tratamento do usuário de droga:
- A Lei 11.343/2006, que normatiza a política de drogas no Brasil não faz distinção clara e objetiva entre usuário e traficante.
- Desde que a legislação entrou em vigor, dobrou o número de presos por crimes relacionados às drogas no Brasil. Essa falta de clareza está levando à prisão milhares de usuários que não são traficantes.
- A maioria desses presos nunca cometeu outros delitos, não tem relação com o crime organizado e portava pequenas quantidades da droga no ato da detenção.
- Mesmo sendo usuárias, essas pessoas permanecem presas enquanto durar o julgamento. A legislação não permite que respondam em liberdade a um processo em que a acusação seja tráfico de drogas.
- A nova proposta de projeto de lei, além de estabelecer critérios objetivos de diferenciação entre traficante e usuário, apoia instituições de cuidado para que os que sofrem com o abuso de drogas tenham a quem recorrer livres do medo da prisão.
As ONGs também lançaram uma campanha de oito comerciais que, utilizando famosos, dá voz à várias histórias reais de injustiças cometidas graças a atual política de combate às drogas. O ator Luiz Melo protagoniza o comercial abaixo:
Acesse WWW.EPRECISOMUDAR.COM.BR e dê seu apoio a campanha, que ainda nesse semestre espera apresentar um projeto de lei na câmara federal.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Qualquer comentário com ofensas pessoais poderá ser apagados. Opine a vontade.