Social Icons

twitter facebook rss feed email

30 de julho de 2012

E O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS VAI PARA...


SBT apresenta O maior Brasileiro de Todos os Tempos

Em 2002 a BBC realizou as eleições para decidir quais eram os 100 maiores britânicos de todos os tempos. Não foi nenhuma surpresa a vitória de Sir Winston Churchill, premier britânico durante Segunda Grande Guerra e responsável pela não rendição do Reino Unido. O segundo lugar da lista ficou Isambard Kingdom Brunei, um arquiteto e engenheiro civil do século 19, nem tão conhecido fora do império britânico, mas com grande importância científica. A Princesa Diana, amada por muitos  e odiada por outros tantos, acabou ficando com o terceiro lugar.

Entre os 10 primeiros, completam a lista, Charles Darwin (responsável pelo início da teoria da Seleção Natural), Willian Sheakspeare (famoso poeta e dramaturgo, autor de Romeu e Julieta, Hamlet e outras grandes obras), Sir Isaac Newton (Físico responsável pela lei da gravidade e que formulou as três leis básicas da física), Rainha Elisabete I (A maior e mais famosa monarca da história britânica), John Lennon (considerado o maior músico da história da Inglaterra e um dos fundadores da banda The Beatles), Horatio Nelson (O único que foi capaz de subjugar a frota de Napoleão Bonaparte durante as investidas francesas do século 18) e Oliver Cromwell (um dos líderes da Guerra Civil Inglesa). Vale ressaltar a presença de apenas dois futebolistas na lista (David Beckham e Bobby Moore) e nenhum jogador de Rugby ou Cricket, dois outros esportes populares do país, contra os 11 jogadores da lista brasileira.

Seguindo a ideia da lista britânica, em 2012 o SBT, seguindo o mesmo princípio, decide elaborar uma versão brasileira e Silvio Santos abre votação para decidir os 100 maiores brasileiros de todos os tempos.

A lista brasileira mostra muito sobre a diferença de educação cultural entre Brasil e Inglaterra. Esquecendo a presença de pessoas como Michel Teló, Tiririca, Anderson Silva, Amado Batista, Joelma, Ronaldinho Gaúcho, Datena, Claudio Leitte, Lua Blanco (Who?), Dedé do Vasto (Who?), RR Soares, Ivete Sangalo, Luan Santana, Xuxa, Rodrigo Faro, Valdemiro Santiago, Luciano Huck, Silas Malafaia, Neymar, Ronaldo Fenômeno e Edir Macedo, apenas gostaria de comentar a lista dos 12 primeiros, que em uma disputa de mata-mata (mata-mata pra decidir a colocação entre os dez primeiros é algo tão absurdo pra se falar e tão visivelmente voltado para ganhar dinheiro com telefonemas, que eu prefiro me abster) para decidir o Maior Brasileiro de Todos os Tempos.

Ayrton Senna é aceitável, pois em um momento de crises políticas e econômicas no país, ele aparecia como a grande figura de esperança do país. Depois temos Chico Xavier, um dos maiores mistérios da história do país, que merecerá um texto só dele em breve, mas creio que não fez o bastante para ser considerado um dos maiores brasileiros de todos os tempos. Irmã Dulce, pelo seu projeto na área de saúde, merece um lugar na lista. Oscar Nyemeyer sem dúvida é o maior nome do Brasil em arquitetura. Santos Dumont é importantíssimo na história da aviação mundial, mesmo havendo dúvidas se o avião foi mesmo sua invenção não podemos negar sua importância. Já a única importância de Tiradentes foi ser bode-expiatório de um plano revolucionário fracassado e morrer no lugar dos outros em nome da causa.

Na lista temos 4 ex-presidentes: Jucelino, Getúlio, FHC e Lula. Quatro representantes da histórica e falha política brasileira. Dentre esses há de ter um pouco de respeito por Jucelino e FHC, que fizeram muito pelo país em épocas difíceis.

Getúlio Vargas foi presidente do país por 15 anos ininterruptos, graças a um golpe de Estado que o garantiu no poder. Mas não podemos negar suas políticas sociais importantes. Já Lula representa um aspecto de líder que já deveria estar ultrapassado, demonstrando-se carismático e nada mais. Também elaborou várias políticas sociais importantes, sendo o PROUNI e o Bolsa Família os duas maiores e mais benéficas. Ambos mereceriam figurar na lista, mas não entre os 10 maiores.

Além desses ainda temos Pelé, que tem como seus maiores feitos ser responsável por uma grande parcela da população da Terra (como enfatizado pelo programa Conversa de Gente Grande de Marcelo Tas) e fazer pouco mais de mil gols. Grande diferença para a História do País, não?

O Esquecido César Lattes, maior
cientista da história do Brasil
A lista em si não me irrita tato, mas a falta de pessoas na lista sim. Carlos Chagas, responsável pela cura do Mal de Chagas e por salvar milhares de vidas, aparece apenas na 66º colocação. Autores como Castro Alves e Veríssimo nem mesmo aparecem na lista. Chico Buarque e Tom Jobim, dois dos maiores responsáveis por exportar a cultura brasileira, aparecem atrás de Joelma do Calipso. Aonde está César Lattes, o maior incentivador da ciência brasileira e um dos responsáveis pelo descobrimento do Méson de Pi e já teve um Nobel de Física roubado? Aonde estão Miguel Reale e Rui Barbosa, maiores juristas da nossa história? Ao invés ou na frente dessas pessoas, temos vários pastores, responsáveis apenas por se aproveitar do sofrimento alheio em benefício próprio, na lista.

Até alguém do qual eu detesto a obra, mas que não posso negar a importância por levar a literatura brasileira para fora, vendendo 100 milhões de livros em 150 países (em muitos desses sem nem ao menos cobrar direitos autorais). Como Paulo Coelho não aparece nesta lista?

A lista brasileira é vergonhosa na maior parte de seus integrantes e não deve ser encarada como algo além de mais uma piada de Silvio Santos. Ela demonstra a baixa qualidade educacional e histórica do país.



--
Curta o GUIA CRITICA no FACEBOOK e siga-nos no TWITTER.

Um comentário:

  1. A lista me irrita mto, nao concordo com o texto na parte do Juscelino, nem do getulio.. o Getulio ta ali empatado com o Lula como os mais populistas da historia do Brasil, Juscelino em terceiro. A princesa Isabel nessa Lista dos 12 maiores é a maior PIADA, ela nessa posiçao mostra como a educaçao brasileira é ridicula, a unica coisa que ela fez foi ser enganada pelos cafeicultores enquanto seu pai viajava..

    Ao contrario do texto nao acredito que o getulio fez mta coisa. Vc pode falar que as leis trabalhistas foi ele que implantou, mas ele fez de uma forma mto esperta, aos poucos,para o povo falar que ele é o bom. Eu diria que os direitos trabalhistas nao foi ele que conquistou para o Brasil.. Diria que esses direitos foram conquistas da humanidade.. ele só implantou porque nao tinha outra maneira de manter o controle.

    ResponderExcluir

Qualquer comentário com ofensas pessoais poderá ser apagados. Opine a vontade.