Social Icons

twitter facebook rss feed email

27 de junho de 2012

EDUCAÇÃO

O  aumento de seu investimento aumentará sua qualidade?

A câmara aprovou hoje (27/06) o aumento da verba da educação para 10% do PIB. Mas será que esse aumento gerará qualidade de educação?

A atual política do Brasil, garante à educação um total de 5,1% do PIB em verbas, que será aumentado para 7% nos próximos 5 anos e deve alcançar os 10% ao final de todo o plano. O aumento da verba pode ser um passo bem dado, se for feito de maneira planejada e correta, mas isso pode acontecer em um país como o Brasil?

Vejamos nosso histórico de desvio de verbas públicas. Os vários casos ocorridos nos últimos anos em que as verbas para a compra de merendas foram desviadas. Vejamos a super-cotação do preço do material escolar. Vejamos a péssima distribuição da verba existente hoje, em que, em uma política de falho merecimento, as escolas que já se encontram em um patamar estabilizado, recebem mais verbas do que as escolas que se encontram em um patamar abaixo e, por isso mesmo, necessitariam (não mereceriam) de uma verba complementar para alcançar as boas.

Não adianta nada aumentar a verba com a educação, enquanto ainda ficamos reféns de um sistema pobre e falho. Quantas vezes já ficamos sabemos de diretores que desviam a verba destinada a uma escola? Quantas vezes vimos um desses sendo punido?

Não vai ser o aumento da verba com a educação que fará do Brasil um país mais educado. Ele será bem vindo, mas nas condições atuais não parece passar de um plano eleitoral e nada mais do que isso. Apenas mais uma jogada política.

---
Curta o GUIA CRITICA no FACEBOOK e siga-nos no TWITTER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer comentário com ofensas pessoais poderá ser apagados. Opine a vontade.