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4 de outubro de 2012

AS FILOSOFIAS POLÍTICAS EM GAME OF THRONES


Twin Lannister, Robb Stark e Stannis Baratheon
Inicialmente, gostaria de alertar sobre a alta possibilidade de que esse texto contenha Spoilers (elementos da história) sobre o andamento da série de televisão, Game of Thrones, ou da série de livros, Crônicas de Gelo e Fogo, de George Martin. Então fiquem cientes deste pequeno risco.

Como interessado em política, é complicado não observá-la em lugares e situações cotidianas. Game of Thrones apresentou-se como mais uma vítima dessa estranha mania, ao elaborar um rico nicho de relações pessoais.



As três famílias principais da série apresentam distinções interessantes sobre a forma com que se faz política, se vive ou luta-se uma guerra. Baratheons, representados pela figura de Stanis, Starks, representados pela figura de Robb, e Lannister, representados pela figura de Tywin, apresentam consideráveis divergências, que ocorrem também no mundo político da nossa sociedade.

Símbolo da casa Lannister

Primeiramente analisaremos os Lannisters, que representam as mais comuns definições de figuras políticas existentes.

Tywin é movido por interesses. Suas ações principais são objetivadas pelo zelo à sua família e a si mesmo. A personagem não se preocupa com honra ou com acordos, podendo ignorar ambos, caso a situação resultante seja favorável aos seus próprios interesses. Mas ele pode andar pelos dois caminhos, cumprindo acordos ou agindo com algum tipo de honra, como manter prisioneiros de guerra vivos, caso isso lhe dê alguma vantagem estratégica. Não está envolvido com nenhum lado, a não ser o seu próprio. Ele representa o jogo de interesses, tão comuns nas nossas casas legislativas, assim como também pode representar a corrupção existente na nossa sociedade.

Símbolo da casa Baratheon
Em segundo lugar, temos os Baratheons, representados por Stannis. Na verdade a família apresenta três modelos distintos, divididos entre os três irmãos. Robert era o modelo luxúria, enquanto que Renly era o de orgulho, mas Stannis descompassa de ambos, tornando-se a força contrária. Como é o único representante vivo dos três, ele hoje representa a imagem dessa antiga família.

Stannis representa o conservadorismo e a religião. Ele não se apresenta como um homem de honra completa, tendo uma noção de justiça fortemente ligado à religiosidade. Apresenta o típico comportamento moralista, querendo que todo o reino viva a partir de sua linha pensamento religiosa e ideológica. Aboliu a prostituição dos territórios em que sua supremacia reina e abole qualquer tipo de comportamento que considere promíscuo. Tem como objetivo utilizar o poder para fazer valer sua filosofia. Pode abandonar sua honra quando percebe ser necessário para efetivar seu objetivo. Esse tipo de político ganha força hoje, pelas nossas bancadas religiosas, mas também pode ser confundido com os políticos de estilo Lannister, que podem corromper esse pensamento conservador em favor de seus próprios interesses.

Símbolo da Casa Stark
Em último lugar, temos os Starks, representados pela figura de Robb, que também pode ser representada por seu pai, Ned. Eles representam o comportamento mais raro de todos.

Robb vive pela justiça. Ele representa o ideal de honra e, principalmente justiça, por vezes de maneira até mesmo exagerada, como quando seu pai apresentou comportamento de clemência à Cersei Lannister e acabou sendo decapitado por isso. Geralmente, homens com esse comportamento, são solitários, tendo que buscar apoio nos dois tipos anteriores, gerando um sentimento de amargura na maior parte das vezes. São os mais fracos, por serem sentimentais demais. Ned demonstrou isso, quando se ajoelho ao Rei Joffrey na esperança de salvar suas filhas. Também podem ser considerados fracos por se negarem ao jogo-sujo, diminuindo, assim, suas possibilidades de defesa contra vontades alheias que queiram prejudica-los. Enxergam prazer no sacrifício pessoal, quando pensam ser a única maneira de fazer com que a justiça seja respeitada.

Tenho certeza que todos nós conhecemos esses três tipos de pessoas. Esses são apenas os principais, existindo inúmeros outros comportamentos derivados destes. George Martin soube captura-los de maneira excelente e introduzi-los na mitologia da série.


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